Futebol&Sabedoria

Futebol&Sabedoria

A mais nova versão de si mesmo

 
Bem, às vezes pensava em qual imagem iria passar ao mundo. De uma pessoa que ao longo do tempo se readaptou centenas de oportunidades, aos lugares, às pessoas, aos momentos. Evidentemente, não somos mais quem éramos há 5 anos atrás, nem mesmo a cinco minutos. Cada instante trás consigo um novo desejo, e essa consistente renovação será eterna.
Quem ainda mantém hábitos antigos, pode estar realmente perdendo seu maior poder, que é criar constantemente uma nova versão de si mesmo, em cada acontecimento, seja este doloroso ou alegre. Renovar-se é desapegar-se de tudo que não mais faz parte do cotidiano, como objetos materiais, brinquedos de infância, cartas de amor que foram escritas, mas jamais entregues, tão como sentimentos, rancores, mágoas de relações passadas.
A melhor maneira de reviver o passado é através de memórias dos momentos que lhe marcaram (Permitindo uma ressalva, recordar os instantes que deixaram consternações e amarguras é também reviver, mas a negatividade de pensamento, por si só, não trará o crescimento). O presente vivendo-o intensamente. E o futuro fazendo projeções e, posteriormente, a preparação para realizá-las.
Ainda mais, chega também uma hora em que questionamos se realmente satisfaz correr atrás de algo, incondicionalmente, mesmo que os acontecimentos sejam desfavoráveis. E ainda acredito que valha a pena! Pois não serão os resultados imediatos que mudarão isso. É como fazer uma viagem aérea de longa duração. Por mais que a aeronave oscile, cause desconforto e temores, lá no fundo sabemos e/ou acreditamos que chegaremos ao destino final, sem maiores danos. E a idéia é fazer desse percurso o mais aprazível possível. Até mesmo por que, se fizermos da viagem um pesadelo, como em todos os casos, este nosso desejo será atendido, e o final será desagradável.
Continuando, um dia realmente pensei em fazer tudo da mesma forma, de acordo com quem sou, até que, de fato, desse certo. Porém, quem nós realmente somos? Inclusive, a jornada não está nem mesmo perto do fim. O que somos hoje pode ser incrivelmente o inverso do que fomos ontem ou seremos no futuro. Ter uma definição de nossa personalidade em qualquer instante da vida é algo ainda prematuro. Sempre haverá momentos em que até podemos nos surpreender com uma eventual reação diante de outra nova experimentação. E adaptar-se ao mundo atual faz parte do processo de criação e recriação da nossa mais nova variante. Entretanto, a readaptação propriamente não seria preterir nossos maiores sonhos, pelo contrário, até mesmo porque estes seriam a fonte inesgotável de combustível para que possamos sempre reabastecer nossa aeronave rumo ao ponto de chegada.
Portanto, a imagem que desejo passar é da diferença. No universo repleto de contrastes é impossível ser o espelho implacável de qualquer outra pessoa, nem mesmo se tivessem vivido as mesmas experiências (o que já diria ser ilusório). Diferença esta que se baseia no destaque em meio à multidão. Ou seja, ter o “algo a mais”. Já pensamos (até questionamos) as razões de algumas pessoas chegarem lá, mas haver outras que tropeçam seguidamente sem se moverem de onde inicialmente estavam? Pois bem, na maioria das vezes foram esses detalhes a mais, como a preparação, o talento, trabalho, esforço, tão como, as atitudes, escolhas, enfim, que causaram essa disparidade. E profissionalmente falando, num mundo onde a competitividade impera, esta diferença tem se transformado na barreira entre o sucesso e o fracasso na carreira.
Mas acima de tudo, a procura constante pela felicidade e sucesso se define, e até deixa ser prioritária, através da devida valorização dos pequenos atos, estes que em aliança fazem também a desigualdade, constroem sonhos, sejam quais forem. E a busca acaba, pois veremos que o bem-estar sempre esteve conosco nas meras e puras experiências e não somente nas grandes realizações. Por fim, a maneira como vamos agir durante essa longa viagem será
nosso diferencial.



A Procura da Felicidade

 
O caminho parece muito complicado para muita gente. Alguns acham necessários passar por diversas "dificuldades" para chegar lá, pois o diamante estará sendo lapidado. Já outras alcançam a Felicidade de forma fácil, "sem dar duro". Este contraste muitas vezes é visto como o modo certo e o errado de ser conquistar a paz, saúde e bem-estar. Ou seja, geralmente pra obter o sucesso, a receita é simplesmente abrir mão dos maiores prazeres da vida, das coisas as quais gostamos, ter superação diante das ditas dificuldades, como doenças, perdas, decepções, etc.. Entretanto, quem não seguir este conceito tendemos a crer que não mereça a Felicidade, o Sucesso, Bem-Estar.

Contudo, acredito que maior parte das pessoas não saiba realmente o que sejam de verdade a Felicidade! Sucesso? Dinheiro? Saúde? Ostentação? Fama? Relacionamento Duradouro?.. Enfim, há muitas formas que são vistas como Sucesso. Ainda mais, que ao sermos felizes outras pessoas devem sentir o insucesso. Já não sentiu uma certa culpa ao parecer feliz, mas perceber que há pessoas passando fome na África, por exemplo, ou ao ver um morador de rua na calçada sem alimento, roupas limpas. Isso acontece por acharmos ser impossível todos nós alcançarmos o sucesso simultaneamente. Que não há espaço no topo da pirâmide a todos.

Diante disso, a minha verdade é que o caminho para o Sucesso é infinitamente mais fácil do que pensamos. Basta sabermos enxergá-la! A sensação de felicidade é algo possível através de diversas experiências. Nunca sentiram-se felizes ao falar com alguém do qual não via durante anos ou por quem você em algum momento da vida amou muito... Ao saber que sempre terá com quem contar, independentemente da situação... Ao escrever um post num fórum e ver centenas de agradecimento e felicitações... Ao ajudar alguém que precisa... ao dizer "Eu Te Amo!" a alguém com toda a integridade.. Pois bem, Isso tudo é Felicidade! O Sucesso é mais perceptível nos atos simples do que nas grandes conquistas! E são as meras coisas de que lhe dão base para buscar as maiores metas.

E podem acreditar.. Todos merecem a felicidade! E todos a terão! Seja da forma como for, sendo considerado o Melhor no que faz, tão como num simples abraço ou elogio recebido!

O mundo é regido por preferências, estas movidas das experiências de vida. As escolhas e descobrimento constante como pessoa, ou ainda mais, criação do seu perfil de personalidade. E nunca estaremos satisfeitos, pois sempre o mundo abrirá novos horizontes desejáveis por nós. E isso é tão maravilhoso! Teremos essa incrível sensação do desejo, logo após a crença, por fim a conquista junto da satisfação momentânea sempre fluindo sobre nós.

Por fim, o caminho para a felicidade é apenas um!! E dele a gente nunca se desvia! Infalivelmente chegamos lá! A gente que acaba construindo o caminho por onde andaremos, mas só tenham essa certeza: " O sucesso é aqui, diante dos seus olhos, neste momento, basta saber enxergar e ver quanta coisa incrível há para ser experimentado neste mundo de escolhas, onde para cada uma delas há abdicações, mas a escolha que tomamos sempre será a correta! Como é sempre dito, o final do livro, as ultimas paginas são inevitavelmente escritas por nós, independente do início.

O sucesso é algo que levamos desde nosso nascimento até a morte! Aliás, religiosamente falando, muitas vezes transpõe a barreira terrena! Já nascemos vencedores! Não há nenhuma luta! Façamos o que fizer, Seremos Vencedores!

DEUS Abençoe a Todos!!!





Em contrapartida, existem momentos em que nós manifestamos ou pedimos ajuda para uma minoria de pessoas, entretanto, dentre estes poucos está aquela que nos faz pensar, refletir oferecendo seu apoio, consolo e reconhecimento. Então, não hesite em opinar, discordar, para que possamos chegar a um consenso sobre as Verdades Absolutas das nossas vidas.
Porém, neste texto abordarei a forma como “Eu” vejo o Tudo, o Mundo, Universo, enfim a Vida. Espero que essas Verdades os ajudem o quanto me ajudou.
Inicialmente, começamos com uma simples pergunta: “Quem Realmente Você É?”. Esta questão volta-se mais para uma situação mental e espiritual de quem você é como ser. “Quais são seus princípios, aqueles que não abrirá mão jamais?”- “Quais seus objetivos, metas de vida?”. 
Obtidas respostas para estas perguntas iniciais, certamente ficará mais fácil realizar tudo aquilo que um dia você tenha planejado a sua vida, pois saberá onde recorrer, o caminho a ser seguido.
Se hoje está insatisfeito com a vida que leva. Pergunta-se por que nada dá certo em sua vida? Então vai agora uma das Verdades Absolutas quais me refiro no título: “Todos nós estamos exatamente onde queremos”. “Nós nos levamos até onde vivemos hoje” - talvez aqui esteja onde nós todos, como seres humanos, estamos “pecando”. Outra pergunta: “Sentimos responsáveis por toda a nossa vida? Por todos os acontecimentos desde o nosso nascimento?”.
Indubitavelmente, muitos neste momento estão cometendo o mesmo “erro” de séculos, eu diria até milênios. Este pensamento errôneo de “inocentarem-se” e sentirem-se “irresponsáveis” por tudo o que lhes ocorreu. Óbvio, em razão dos ensinamentos que tiveram desde crianças, dos valores morais, o “certo” e “errado”, a crença em Deus, entre outros motivos, justifica-se o espanto inicial perante a essa grande responsabilidade. É Normal. Entretanto, a verdade que melhor se enquadra nessa afirmação seria: “Somos, Sim, os Deuses das nossas vidas, aliás, todos nós somos Ele, o grande Deus”. Acredite nisso!
E minha intenção apenas é fazer a minha parte e tentar abrir os olhos de muitos para o amor, paz, sucesso, harmonia, para melhorar o mundo de alguma forma, e a única forma é a mudança dos pensamentos errôneos sobre nossas vidas. E se caso, duvide ou discorde de alguma Verdade, tente refletir, ouvir a si mesmo, que encontrará a resposta, a Sua Resposta!
Retomando...
Não se sintam reprimidos a seres inferiores, ignorando os poderes que têm. Só vamos mudar realmente nossa vida quando nos sentirmos responsáveis por ela. Como também, só iremos mudar o mundo em que vivemos quando nos sentirmos responsáveis por ele.
E isto pode parecer até um pouco estranho (mas a idéia é para causar choque mesmo inicialmente, pois só assim conseguimos ouvir).
Mas pare de “culpar” Deus por todos os relacionamentos que não deram certo, por todos os objetivos não alcançados. Deus não senta numa cadeira e analisa todos os pedidos, os julga e atende uns e não outros. Como também sobre ter a idéia de que se não cumprirmos os “Dez Mandamentos”, (que poderia ser mais bem denominado de “Dez Compromissos”) Deus irá nos castigar de alguma forma. Que idéia é esta de um Deus rancoroso que pune quem não se “comportar”, há quem diga, mandando para o inferno, este que nem ao menos existe (Só há o céu e ele está aqui diante dos nossos olhos). E onde ficaria o livre arbítrio que o próprio Deus nos presenteou. Como qual razão Ele daria um poder para depois nos castigar feito uso dele.
Inclusive, Não espere por Deus e nem por ninguém pra realizar algo. Faça você mesmo! Aja de acordo como você é realmente! Aliás, é isso que Deus que nós façamos.
Quando pedimos a Deus coragem, Ele não nos transformará em pessoas corajosas, somente dará as oportunidades de sermos corajosos.
Quando pedimos a Deus um caminho, Ele não dirá qual será o melhor a ser seguido, mas sim criará as alternativas para que possamos rumar nossa própria estrada.
Quando pedimos a Deus um milagre, Ele não o fará apenas, mas irá nos dar as situações para que sejamos o milagre.

Continuando...
Bem como existe mais uma verdade. Esta é de que não existe o “certo” e/ou “errado”. Eles são apenas bases em um contraste para a formação da nossa verdadeira identidade. Em outras palavras, o que para alguns parece “certo” para outros é tido como “errado”. Que tudo é dependente de toda uma situação. Contraste tal como o Preto e Branco; Esquerda e Direita; Acima e Abaixo; Dia e Noite; Mais e Menos... Apenas isso, nada maior ou menor que exatamente isso. Enfim, sobre ser “certo” ou “errado”, todos usamos os recursos disponíveis nesse ínterim para definir o que é correto ou incorreto de acordo com nossos valores morais, e principalmente, com Quem Realmente Somos. Então voltamos ao livre arbítrio, temos liberdade total de decidir O Que e Quem Seremos e arcar com as conseqüências dessa decisão. Porém, isto não se deve apenas aquilo que julgamos “errado” (aliás, o julgamento, por si só, já é uma atitude errônea). Pois, em qualquer atitude teremos suas conseqüências.
O mesmo se dá em relação ao “bom” e “ruim”. Mas como saberemos o quanto será ótimo algo se não soubermos o que é péssimo? O que é dia sem saber o que é a noite? Conhecer o branco desconhecendo o preto? Diante disso, veremos que tudo é relativo. São essas bases da relatividade que dão esse magnífico contraste à vida. 
Ainda mais, ajude quem precisa de você. Mas observe. A verdadeira ajuda é que dará mais força a pessoa necessitada. Pois existe o amparo que acaba inconscientemente por reprimir e deixar mais fracos estas pessoas, sempre dependentes de alguma ajuda. Não se ajuda um faminto dando-lhe apenas comida, mas sim mostrando os meios de obtê-la sozinho. Porém, a grande ajuda é aquela que faz as pessoas independentes.
Prosseguindo...
Mais uma verdade absoluta é a de que nada acontece por acaso. Os acontecimentos vão se entrelaçando, um levando ao outro e tudo isso faz parte de um todo. Ninguém entra ou sai da nossa vida por acaso. Reflita sobre isso. Já teve a idéia de que parece que Deus que enviou um anjo para lhe ajudar num momento de angústia? Na realidade, Ele mandou mesmo. E existe vários desses anjos ao nosso redor, basta observarmos com atenção. Podemos ser um desses anjos para alguém.
Cada ação que tivemos no passado, na juventude está se refletindo atualmente. Já imaginou como seria se tivesse aproveitado aquela chance de mudar sua vida? Ou como seria sua vida hoje se tivesse dito àquela pessoa que a amava quando teve a oportunidade?
Entretanto, toda a vida são oportunidades e escolhas perante a elas. Não há o que se culpar. Basta apenas admitir e viver sua vida exatamente com ela é, não se arrependendo de nada. Assim será feliz. A felicidade não está em quem a busca, mas sim em quem a vê. Dessa forma, verá que ela sempre esteve com você.
Com a mesma base conceitual, devemos presumir que não existem os chamados “acidentes”, quais sejam eles. São apenas acontecimentos, como todos são, assim perfeitos. Todas as ocasiões são especiais. Todas as pessoas são perfeitas. É tão verdade como a que Deus se comunica com todos, porém a questão é: Quem O ouve?
Finalmente, existe, até então, ao meu modo de ver, a última verdade absoluta. Esta é que não existe receita, um caminho para o sucesso, ao menos que façam às suas próprias escolhas, tenham suas experiências de vivência. Resumindo, que sigam de acordo com O Que e Quem Realmente São. Dessa forma, certamente obterá o sucesso. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o sucesso não significa fama, ostentação, fortuna. O real sucesso é aquele que traz a felicidade em cada gesto à nossa vida, que nos dá a independência (o ato de não depender ou precisar de algo) e até mesmo o reconhecimento, ou seja, o respeito. Muitas vezes, uma saúva de palmas vale mais do que alguns milhões de dólares.
Não tema nada e nem ninguém. O medo de fazer algo por achar que não dará certo, só acaba nos afastando ainda desse nosso objetivo. E, aliás, você atrai aquilo que teme.
E esse temor normalmente vem sempre das preocupações que temos. Seja pelo o que as pessoas iriam dizer ou pensar, tão como por acharmos que não somos capazes de tal façanha. Tão como, por preocuparmos com os resultados de nossas ações. Mas lhe digo, não temos que provar que somos mais do que ninguém, Somos O Que e Quem Somos. Simplesmente isso. E os resultados não são a prova de nada. Então, não fique à mercê deles. Faça apenas o que deve ser feito. A única melhora que devemos ter é em relação a como éramos anteriormente, a cada instante.
Entretanto, só há uma pessoa que deve ter cuidado. Pois seu maior inimigo andou sempre com você. Basta estar diante do espelho pra vê-lo. O ego acaba por criar um mundo inexistente, tornando uma suposta queda com maiores seqüelas.
Sobre relacionamentos amorosos. Não temos que aprender com eles, mas sim demonstrar o que já sabemos. Quando eles fracassam, basicamente será por que foram formados pelo motivo errado. Seja para preencher um vazio, massagear o ego, melhorar a vida sexual, esquecer um relacionamento anterior, se livrar do tédio, entre tantos.
O par ideal não é aquele que nos completa, mas sim quem pode partilhar a nossa integralidade. Que aceita quem nós somos como pessoa. É aquela que lhe fará chorar, sorrir, ter medo, sentir-se seguro, odiar, amar, crescer... Chorar em uma breve despedida. Sorrir ao reencontrar com essa pessoa. Ter medo de um dia vir a perdê-la. Sentir-se seguro ao estar nos seus braços. Odiar os momentos em que estão distantes. Amar o jeito com ela te olha. E crescer descobrindo-se Quem realmente Você É. O par ideal é aquele que nos faz experimentar todos os sentimentos possíveis. Que nos faz viver.
E também não temos qualquer obrigação numa relação. Às vezes dizemos “Te Amo” já esperando que o outro diga o mesmo. Ninguém é obrigado a amar a ninguém (na verdade, ninguém é forçado a nada), é só lembrar-se do livre arbítrio. Começamos um relacionamento com intuito do que podemos retirar dele, qual interesse teremos perante o outro. Porém, o objetivo dele é apenas desenvolver e descobrir Quem realmente Somos como pessoa.
Em suma, Já temos tudo o que “desejamos” antes de chegarmos a “desejar”. Pensando assim, veremos a vida de uma forma única. Enfrentaremos os acontecimentos, por mais dolorosos que estes sejam, de uma forma tranqüila, assimilando e relembrando os ensinamentos que sempre tivemos. Teremos o Amor em cada ato que fizermos. Não haverá raiva, inveja, rancor, pois estes sentimentos são frutos da insuficiência. E então o ser bem-sucedido (através da fama, ostentação, fortuna...) poderá assim ser apenas desfrutado no plano terrestre, de fato que Somos bem mais do que imaginamos um dia Sermos.
O caminho para paz não existe, somente a paz é o caminho.
E nunca desista daquilo que quer realmente. 1% de chance significa 99% de esperança. E jamais duvide que chegará lá. Cedo ou Tarde chegará!
Ouse! Faça as coisas o mais simples que puder, mas não se restrinja apenas às mais simples. Não tenha medo. Algo só é impossível até que alguém duvide, arrisque e prove o contrário.
E sorria, mesmo que não tenha motivos para tal. O sorriso só atrai as coisas boas.
Diante de tudo que aqui foi escrito. Podemos dizer que essas Verdades Absolutas, quais tanto abordei, na realidade são apenas as minhas Verdades. E elas podem ser utilizadas como um recurso relativo para que todos tenham e descubram também as suas próprias Verdades Absolutas, nas quais acredita. E que a verdade, na maioria das vezes sempre esteve conosco, apenas não as admitimos, por elas não estarem de acordo com os valores que nos foram ensinados desde nosso nascimento.
O “certo” é agir de acordo com a vontade da alma, com amor, eterna gratidão ao nosso Deus e sabedoria. E se caso, não souber pra onde ir. Escolha o caminho do amor, que este, infalivelmente, sempre nos leva a paz eterna.
E lembrem-se...
Tudo é perfeito como um floco de neve ao cair sobre a grama no inverno, inclusive as pessoas, além do mais, principalmente as pessoas. Não há nada que esteja fora do contexto do tudo. Permita-me a redundância, mas, o tudo é Tudo, o tudo é Nada, e Deus é o Tudo e o Nada.
Em resumo, Conversem com Deus, Ele estará sempre pronto para ouvi-los, sempre esteve. Com Verdade, Luz e Amor.
Somos todos abençoados!
Translate this Page

Rating: 3.0/5 (43 votos)




ONLINE
1